"> Dicas para o representante comercial aumentar suas vendas. - Libreplast
27 de fevereiro

Dicas para o representante comercial aumentar suas vendas.

Vender não é tarefa fácil, mas com essas dicas você saberá o caminho!

 

Mesmo os representantes comerciais com muito tempo de experiência podem encontrar dificuldades em fechar um negócio.

A concorrência tem aumentado, os clientes estão cada vez mais exigentes e a crise econômica dificulta as vendas.

Pensando nisso, separamos dicas para quem é representante comercial otimizar suas vendas e aumentar sua lucratividade.

1 – ESTUDO

Antes de abordar seu cliente, é importante conhecer tudo que for necessário para garantir as vendas. Por isso, estude:

A empresa ou cliente para qual você deseja vender: quais são suas necessidades básicas, situação financeira, ramo de atuação, com quem deve falar ao chegar no local, melhor horário para fazer uma visita…
O seu produto e a empresa que a produz. Saiba responder todas as dúvidas de seus clientes quando for solicitado. Para isso estude seu produto a fundo e a empresa que o fornece.

Você vai ter que estudar muito? Depende da complexidade do produto que você vende e para quem você vende! Mas depois de saber tudo isso, você se sentirá até mais confiante em seus negócios.

2 – ABORDAGEM EFETIVA

Seja sempre educado e simpático. Silencie o celular e evite atendê-lo enquanto estiver com o cliente. Tenha um aperto de mão firme, olhe nos olhos ao falar e não se distraia enquanto o cliente estiver falando.

Esteja de bom humor, você deve mostrar que está feliz com o produto que vende e em estar com o cliente. Se valorize e fale de suas experiências com o produto e de clientes seus que estão satisfeitos com o seu trabalho, mas MUITO CUIDADO para não parecer que você está “se achando” nesse momento.

E o mais importante: faça muitas perguntas ao cliente. Tente entender o que ele precisa e como você pode ajudá-lo. Isso faz toda diferença para o cliente, que sentirá que você se importa, e para você, já que fazendo perguntas você está estudando o cliente como indicado no item anterior.

3 – TENHA UMA BOA REDE DE CONTATO

Relacionar-se com várias pessoas também pode render novos negócios. Para isso, ande sempre com seu cartão de visita e participe de eventos frequentemente, principalmente os ligados às áreas das empresas que você representa.

Tenha contatos também nas redes sociais como Facebook e sobretudo o LinkedIn, que reúne profissionais de vários setores e é usado especialmente por profissionais e empresas.

4 – SAIBA FECHAR A VENDA

Ser abafado e insistir para o comprador assinar o pedido é um grande erro, pois o cliente poderá se arrepender depois e nunca mais voltar a comprar, além de espalhar para outras pessoas que não gostou do atendimento.

Mas também é um grande erro esperar que o cliente tome iniciativa de fechar o negócio.

Então a dica é passar a limpo todos os pontos importantes do produto e perguntar para ele de maneira clara se ele tem preferência por produto A ou B. Tenha confiança ao pedir pelo fechamento e ofereça um desconto se for necessário.

O mais importante é seguir conversando com o cliente de forma natural e bem-humorada até que quando o cliente perceba ele estará com a venda fechada.

5 – VERIFIQUE O PÓS-VENDA

É muito importante checar com os clientes se eles estão satisfeitos ou se estão tendo alguma dificuldade com o produto. Deixe claro que ele pode lhe procurar no momento que quiser e entre em contato com o cliente depois de algum tempo para ter um feedback.

Essa dica é essencial, pois além de garantir a satisfação do cliente com o produto, você também garante que o cliente lembrará de você.

Com essas dicas, as suas vendas vão alavancar, e nós da Libreplast, desejamos muito sucesso nos seus negócios!

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