26 de outubro

Como e onde deve descartar seu lixo?

Descartar seu lixo de forma correta é uma tarefa que melhorará o ambiente em que vive, e claro sua qualidade de vida. Aqui vamos te mostrar como fazer o descarte do lixo comum e dos resíduos perigosos. Confira!

O lixo é o material que não tem mais utilidade e por isto é descartado, gerado nos domicílios, estabelecimentos comerciais, etc. No Brasil é uma das principais preocupações atualmente, visto que milhares de toneladas são produzidas todos os anos.

São números realmente assustadores, e poucas ações para darem o destino certo ao lixo que produzimos. Então que tal começarmos a dar uma força para mudar esse quadro? Tudo pode começar com o lixo doméstico, e depois podemos levar nossos hábitos para o local de trabalho, e assim propagar a ideia.

Por que descartar seu lixo de forma correta?

Atualmente na maior parte das cidades brasileiras, o destino do lixo são os lixões e aterros sanitários. Nesses locais não existem um tratamento específico para os dejetos, o que leva a uma contaminação do solo, que por sua vez, comprometerá o lençol freático, nascentes de rios, vegetação: todos os elementos que compõem um ecossistema.

Uma forma de evitar isso é separando o lixo que produzimos em casa, e destiná-lo a locais certos. Esse é o primeiro passo da coleta seletiva, que levará ao processo de reciclagem desse resíduo.

A coleta seletiva não é tão difundida no país ainda, porém muitas associações e cooperativas fazem a coleta desse lixo que irá separar em sua casa, ou na empresa.

Como separar o lixo?

Pensando em separar o lixo para reciclagem, você pode seguir a prática comum em todo mundo, que define os grupos de resíduos:

– Papel

– Vidro

– Plástico

– Metal

Porém, sabemos que nem todo lixo se enquadra nesses grupos. O que fazer com o resto de comida, pilhas, óleo do carro, pneu, lâmpadas, etc., qual é a melhor forma de descartar?

Essas questões se referem ao lixo orgânico (restos de comidas) e resíduos perigosos. Cada um deles precisa ter destinos distintos.

O lixo orgânico pode ser aproveitado como adubo para jardins, passando pelo processo de compostagem, chegará nos húmus, que são uma excelente forma de fertilizar pequenas hortas domésticas.

Em relação ao descarte dos resíduos perigosos, vale um tópico somente para eles.

Descartando os resíduos perigosos

Nesse grupo estão produtos corrosivos, tóxicos, reativos e todos aqueles que podem trazer algum risco para saúde das pessoas, e ao meio ambiente. E não é somente em indústrias que esse tipo de lixo é encontrado, dentro de casa estamos rodeados de itens assim.

Então é necessário conhecer a forma correta de descartar seu lixo considerado perigoso. Vejamos o que pode ter em seu domicílio que entra nessa categoria, e qual o caminho para realizar o descarte:

– Embalagens de agrotóxicos – não podem ser misturadas as embalagens plásticas normais, pois as substâncias levam risco para quem for manuseá-las, e não podem ser reaproveitadas. Normalmente o lugar onde compra esse produto, recebe a embalagem de volta para descarte.

– Baterias e pilhas – desde a bateria do veículo até as pilhas de rádios, não poderá juntar a coleta do lixo comum. Procure em sua cidade os “papas pilhas”, que são ongs que recolhem esse tipo de resíduo para darem o destino certo.

– Óleo lubrificante – também não pode ser despejado em valas públicas, ou no esgoto doméstico. Muitos fabricantes já oferecem o serviço de recolhimento desse tipo de rejeito.

– Lâmpadas (que contenham mercúrio e sódios) – essas lâmpadas não podem se misturar ao grupo dos vidros, pois são compostas por metais pesados, que colocam em risco a integridade das pessoas. Precisa procurar em sua região, uma empresa que receba esse resíduo para descarte.

– Pneus – muitas pessoas usam em projetos de jardins comunitários, porém, quando trocar os pneus de seu veículo, verifique na loja se ela se encarrega de realizar o descarte. Dessa forma não precisará levar para casa.

Como dica, compre esses produtos de empresas que garantam a logísticas reversa, ou seja, elas garantiram postos ou até mesmo o recolhimento desses resíduos em sua casa ou empresa.

Depois dessas informações, que tal colocar em prática a forma certa de descartar seu lixo? Faça sua parte, proporcione um ambiente saudável às próximas gerações que virão.

Saiba mais sobre a nossa RESPONSABILIDADE AMBIENTAL! 

Além de tudo isso, você que busca por um consumo consciente, saiba que os produtos Libreplast são oxibiodegradáveis e se decompõem mais rapidamente em comparação com os demais.

Conheça nossos produtos oxibiodegradáveis!

Nosso compromisso vai além da responsabilidade ambiental. Estamos envolvidos em diversas ações sociais em nossa comunidade e somos uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, o que significa que nos comprometemos com o bem-estar de todos que trabalham com a gente.

Quer ser nosso representante comercial?

Conheça os pré-requisitos e faça seu cadastro:

Generated button

 

 

Voltar