"> 8 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS COM O WHATSAPP - Libreplast
04 de março

8 DICAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS COM O WHATSAPP

Quem trabalha com vendas percebeu muitas mudanças no relacionamento com o consumidor nos últimos meses, pois, se antes da pandemia as mídias sociais já eram uma ferramenta importante, agora se tornaram indispensáveis.

Você concorda que é quase impossível pensar em vendas sem pensar no WhatsApp, por exemplo? Há alguns anos, essa mídia era mais voltada aos contatos pessoais, mas, de um tempo pra cá, virou um dos canais de comunicação mais importantes dentro das empresas e facilitou muito o trabalho dos representantes comerciais. Isso aconteceu com você também?

Se a resposta for sim, esse texto foi feito para você. Selecionamos 8 dicas para você aumentar as vendas usando o WhatsApp. Confira!

1 – Utilize o WhatsApp Business

Caso ainda não tenha baixado o WhatsApp Business, faça isso hoje mesmo. Ele é a versão do WhatsApp para empresas e apresenta funcionalidades específicas para auxiliar o seu trabalho e tornar o seu contato mais profissional. Ele permite que você envie mensagens automáticas, organize os contatos de acordo com a jornada de compra do cliente e ainda fornece dados importantes, como a quantidade de mensagens enviadas, quais mensagens foram entregues e quais foram lidas.

2 – Crie seu catálogo virtual

Um dos diferenciais do WhatsApp Business é que ele possibilita a inserção de um catálogo de produtos no seu perfil. Isso mesmo! Na opção “Catálogo”, você pode cadastrar fotos e informações de seus produtos, facilitando bastante o contato com seu cliente. Capriche nas imagens e seja assertivo nas informações.

 

 

3 – Envie conteúdos personalizados

Aproveite o WhatsApp Business para organizar seus contatos e criar listas de transmissão variadas, conforme o estágio do cliente no funil de vendas, a região em que ele se encontra ou o tipo de produto que ele tem interesse, por exemplo. Assim, será mais fácil produzir e enviar mensagens personalizadas, que despertam o interesse do cliente e o levam a buscar mais informações e fechar um pedido.

4 – Dedique um tempo para essa ferramenta

Não ignore a importância do WhatsApp Business e dedique um tempo do seu dia para produzir conteúdos, organizar os contatos, responder mensagens etc. Falando nisso, nunca demore para responder ao cliente e programe mensagens automáticas para os horários em que não estiver disponível. Seu profissionalismo no atendimento através desse canal pode interferir diretamente no fechamento da venda.

5 – Use as listas de transmissão

As listas são ótimas para otimizar o seu trabalho, pois permite que você envie uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo. É como se fosse um grupo, mas aqui os clientes recebem a mensagem de forma individual, facilitando também um posterior retorno. O que você precisa fazer é salvar todos os contatos no seu celular, categorizar e criar as listas de transmissão. Mas, tenha bom senso e não envie mensagens todos os dias. Analise qual é a frequência ideal de mensagens e não seja tachado de vendedor chato pelos seus clientes.

6 – Tenha uma comunicação objetiva

Assim como na sua comunicação por telefone ou por e-mail, a mensagem enviada pelo WhatsApp deve ser simples, rápida e objetiva. Se enviar áudio, seja pontual e específico. Caso necessário, ligue para seu cliente e esclareça algo que possa gerar dúvidas. A eficiência da sua comunicação também está ligada à linguagem que você usa. Dependendo do seu cliente, do seu produto ou da diretriz da empresa, você não precisa ser sempre formal, mas usar uma linguagem mais descontraída, que gere conexão com seu público.

7 – Peça feedbacks dos clientes

Já que você tem um contato direto com seus clientes através do WhatsApp, aproveite este canal para pedir sugestões, conversar sobre os pontos positivos e negativos do seu negócio, saber como foi a experiência do cliente etc. Todo cliente gosta de ser ouvido e essa é uma forma de estreitar o relacionamento. Valorize os feedbacks e utilize essas informações para aperfeiçoar o seu trabalho, melhorando os resultados.

8 – Aposte nos “stories” do seu WhatsApp

Assim como o Instagram e o Facebook têm os stories, o WhatsApp tem um recurso chamado status, onde você pode postar imagens e informações do seu dia a dia, que ficam disponíveis para visualização por 24 horas. Uma forma de aproveitar o status do WhatsApp é divulgando por lá promoções ou lançamentos, chamando a atenção dos clientes para ficarem ligados toda vez que você utilizar esse recurso.

Curtiu nossas dicas? Agora é colocar tudo em prática e vender mais ainda!

 

 

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