"> REPRESENTANTE COMERCIAL: O QUE DEVE MUDAR COM O CORONAVÍRUS - Libreplast
17 de março

REPRESENTANTE COMERCIAL: O QUE DEVE MUDAR COM O CORONAVÍRUS

Uma parte fundamental da rotina do representante comercial é a relação interpessoal. O trabalho envolve a movimentação constante, o encontro com diversas pessoas e, principalmente, se baseia no contato, inclusive físico. O aperto de mãos é a base da cordialidade que deve existir na relação entre vendedor e cliente, então como evita-lo?

 

Diante de situações como a que estamos enfrentando atualmente com a pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças na rotina e no comportamento são inevitáveis para garantir a segurança próprio e de quem tem contato conosco.

 

Por isso, se você trabalha em contato direto com pessoas o tempo inteiro, esse cuidado deve ser ainda maior, mesmo que você tenha que mudar totalmente a forma de trabalhar. Saúde em primeiro lugar.

 

 

Se você é representante comercial, com certeza não pegará bem para a sua reputação ter infectado um cliente com o novo coronavírus. Portanto, atenção às dicas mais específicas que separamos para você se manter seguro, não ser contaminado, e nem contaminar ninguém. Confira:

 

1 – Evite o aperto de mãos

 

Essa é a dica mais difícil de seguir para quem exerce essa profissão, no entanto é a mais necessária. O covid-19, assim como qualquer outro vírus, é transmitido através do contato com a pessoa infectada, e não precisa nem ser um contato muito direto. E como os sintomas podem demorar um pouco para se manifestar, é muito fácil você estar próximo de uma pessoa infectada sem você ou nem mesmo ela saber que está infectada.

 

Ainda que a transmissão não ocorra no ato do aperto de mãos, se você colocar a mesma mão infectada no rosto, por exemplo, pode haver a contaminação. Por isso, evite essa forma de cumprimento sempre que possível, provavelmente o cliente entenderá e até compartilhará dessa decisão.

 

Caso o cliente faça menção de apertar a sua mão e você achar rude negar, evite passar as mãos no rosto e siga a próxima dica.

 

 

2 – Álcool em gel e mãos higienizadas

 

Se você não conseguiu evitar o aperto de mãos com o cliente, além de cuidar onde você colocará a mão depois disso, o uso posterior do álcool em gel é fundamental. Claro que não na frente do cliente, para evitar desconfortos, mas após cada reunião, procure fazer ao menos algum tipo de higienização para a sua segurança.

 

Se todo mundo deve andar com álcool em gel na bolsa, bolso ou mochila, o representante comercial não pode ser diferente. Havendo ou não contato físico direto, álcool em gel sempre, e lavagem completa das mãos quando possível!

 

3 – Se possível, trabalhe de forma remota

 

Se for possível que você siga com o contato e prospecção de clientes de forma remota, através de internet e celular, melhor. Nessas horas, é importante utilizar a tecnologia a seu favor, e continuar trabalhando com a segurança que o meio digital oferece.

 

Saúde em primeiro lugar. Se permanecer em seu escritório não vai atrapalhar muito o prosseguimento das suas atividades, é recomendável optar por esse meio de trabalho por enquanto, sem contato direto ou atividades externas.

 

 

Mantenha, mesmo que a distância, as características que fazem de você um bom vendedor e a opção que prioriza sua saúde não deve prejudicar seus rendimentos. Simpatia, cordialidade, interesse pelas necessidades do cliente, empatia e conhecimento sobre o que está vendendo é essencial.

 

 

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