"> É POSSÍVEL UMA VIDA SEM PLÁSTICO? - Libreplast
10 de abril

É POSSÍVEL UMA VIDA SEM PLÁSTICO?

Sim. Porém, vale lembrar que muitos dos problemas que são atribuídos ao plástico, na verdade estão relacionados a forma de consumo.

Isso quer dizer que uma vida sem plástico, não necessariamente será boa ou ruim.

Estamos arrodeados de produtos de plásticos, que quando usamos de forma adequada, não trazem desequilíbrio ambiental algum. Seu smartphone, a estrutura de seu notebook, a carenagem do ar condicionado… Exemplos bem comuns de produtos feitos de plástico, e que não poderíamos imaginar de outra forma.

Já parou para pensar num celular de alumínio, ou madeira? Difícil, não é? Para tornar ainda mais claro a importância do plástico hoje, conheça outros impactos que nossa vida teria sem o uso deste tipo de material.

 

 

Dificuldades na agricultura

Caixa de hortifrúti, sistema de irrigação, cobertura de estufas são peça fundamentais para o setor agrícola funcionar, e todos estes são compostos por plástico.

A caixa de hortifrúti está desde a colheita até a venda ao consumidor final, por exemplo. Ela é resistente, pode ser higienizada e é usada por vários anos, além de serem produzidas por materiais biodegradáveis, ou seja, pode ser reciclada.

Agora tire ela de circulação. Os agricultores voltam a usar caixas de madeira; só suportam uma viagem até a feira-livre; amassam os vegetais e ainda não os protegem bem de agentes externos. Resultado: mais custo para o produtor, que repassará para o consumidor (nós).

 

 

Desmatamento de florestas e desgaste do solo

Esses são problemas ligados a produtos a base de madeiras e metais. Novamente usando a ilustração das embalagens de madeira, já parou para pensar quantas árvores são necessárias para produzi-las?

E o impacto causado pela exploração mineradora para conseguir ligas de bauxita, minério de ferro e outros? Aqui o problema ainda é maior, pois compromete solos e os mananciais.

 

 

A opção por materiais reaproveitáveis

Deu para perceber que o caminho é usar produtos que possam ser de alguma forma reaproveitáveis. No caso do plástico existem muitas matérias-primas que podem ser recicladas, ou que rapidamente se deterioram sem comprometer a natureza (oxi-biodegradável).

 

 

Esse sim é o caminho sustentável que nos ajudará a levar menos impactos ao meio ambiente.

Conheça todos os nossos produtos e faça um orçamento!

 

 

Voltar