"> BOAS MANEIRAS NA PRAIA - Libreplast
14 de janeiro

BOAS MANEIRAS NA PRAIA

Passar as férias ou os fins de semana de verão na praia é a opção de muita gente. No entanto, apesar de ser um local público e que muitas pessoas gostam e pretendem frequentar por muitos anos, nem todo mundo se preocupa em preserva-lo, mesmo sabendo que serão diretamente afetados por esse descaso.

 

Com o intuito de fazer a nossa parte para conscientizar as pessoas e tentar reduzir os danos a esses ambientes, listamos algumas atitudes que você deve ser ou evitar para fazer a sua parte quanto à preservação das praias. Confira alguns exemplos básicos de boas maneiras e respeito à natureza.

 

 

Recolha o seu lixo

 

Isso é algo que nem deveria haver a necessidade de falarmos, mas infelizmente tem muita gente que ainda não se dá conta do quão prejudicial o descarte incorreto é para as praias – e para qualquer outro ambiente. Não somente as praias ficam com uma aparência muito pior devido ao lixo, a vida marinha também é muito ameaçada por esse descaso. De acordo com a Plastic Oceans Foundation, em torno de 100 mil mamíferos marinhos morrem anualmente em consequência do lixo.

 

Se você leva ou compra coisas para comer ou beber na praia, provavelmente se vê com embalagens e resíduos para descartar. E a última coisa que você deve fazer é deixar esses descartes espalhados pela areia, que depois terminarão na água do mar.

 

A desculpa de que não há muitas lixeiras na praia não cola e muito menos redime sua culpa. Leve uma sacola com você, coloque todo o seu lixo nela e a mantenha próxima até encontrar o local adequado para descarta-la.

 

Para fazer melhor ainda, você pode até deixar a praia mais limpa do que quando você chegou. Crie o hábito de fazer ao menos uma caminhada de cinco minutos por visita para coletar todo o lixo que você ver. A praia é de todos, e é do nosso próprio interesse que ela permaneça habitável por muitos verões.

 

Evite produtos danosos

 

É inegável que o uso de protetor solar, sobretudo em situações de exposição proposital ao sol, é essencial. No entanto, você pode colaborar com a preservação dos recifes de corais checando a composição dos filtros solares e optando por aqueles que não possuem substâncias químicas que causam o branqueamento de corais, um problema ecológico grave.

 

O principal composto danoso é o oxibenzona, que além de prejudicial ao meio ambiente, também representa riscos para a sua saúde. Esse risco está relacionado à sua capacidade de penetrar nas camadas profundas da pele, de modo que uma quantidade significativa da substância acaba permanecendo no organismo. A oxibenzona tem sido associada a problemas hormonais e danos às células, o que pode provocar desde envelhecimento precoce até câncer.

 

 

Não fume

 

O hábito de fumar, que se estende às visitas à praia, tornou as “pontas” ou “bitucas” de cigarro, e não o plástico, a maior fonte de poluição oceânica do mundo.

 

Isso provavelmente se deve à noção equivocada das pessoas de que o cigarro é biodegradável, já que parece de papel. No entanto, a maioria dos cigarros contém um filtro feito de acetato de celulose, um material plástico que pode levar mais de uma década para se decompor. E enquanto isso acontece, eles eliminam toxinas muito prejudiciais ao meio ambiente e à vida marinha.

 

Por isso, não fume na praia. Mas se optar por fazê-lo, não descarte as “bitucas” na areia e muito menos na água do mar.

 

Não remova conchas nem areia do ambiente

 

Poucos sabem disso, mas o hábito de usar conchas como souvenir, acessório ou decoração, removendo-as do seu habitat natural, é muito prejudicial ao meio ambiente, conforme descobertas recentes de pesquisadores.

 

As conchas têm um papel muito importante ecologicamente. Algumas criaturas marinhas, nas quais você também não deve mexer, utilizam as conchas como casa, outras como ninho. A areia é igualmente importante, e vem sendo perdida uma enorme quantidade dela ao longo dos anos porque muitos acreditam que coletá-la é inofensivo, como se houvesse uma quantidade inesgotável.

 

Lembre-se: quando for à praia, não tire nada além de fotos.

 

Com educação e respeito, todos nós poderemos curtir as praias pelos muitos outros verões que estão por vir.

 

Voltar