"> Você tem as informações de seus clientes organizadas? - Libreplast
18 de fevereiro

Você tem as informações de seus clientes organizadas?

Antigamente, era comum o comércio ter fichas e caderninhos onde ficavam anotadas as cobranças e dados dos clientes, como nome, endereço e telefone. Apesar de muitas empresas ainda utilizarem esse tipo de cadastro, o mundo evoluiu e a necessidade de registrar o máximo de informações tornou-se essencial – seja em uma planilha do Excel ou em um sistema de vendas.

Além de dados básicos, o cadastro precisa reunir informações relevantes sobre o comportamento de compra do cliente, quais são seus hábitos, do que ele gosta, quantos filhos têm, quais produtos ele compra com mais frequência etc. Tudo isso servirá de base para desenvolver as melhores estratégias de venda para cada cliente.

 

 

E, por falar nisso, as informações dos seus clientes estão organizadas? Indicamos que você tire um tempinho para rever seus procedimentos e coloque em prática essas dicas:

– Tenha uma ferramenta para fazer o cadastro de clientes

Caso não tenha um CRM ou outro sistema de vendas, baixe a planilha de cadastro de clientes da Libreplast e comece a padronizar a coleta de informações de seus clientes hoje mesmo. A ideia é que você consiga registrar todas as informações em um só lugar e possa usá-las no dia a dia para estudar seu cliente, pensar nas estratégias e desenvolver ações de vendas mais assertivas.

 

 

– Adote um procedimento padrão para coletar todas as informações possíveis

Defina alguns campos de preenchimento obrigatório, entre eles: nome completo/razão social, e-mail, endereço, cidade, telefone, data de nascimento/fundação, CPF/CNPJ, profissão e preferência de contato. Além disso, inclua no cadastro as preferências de compra do cliente, o tíquete médio, os hábitos e fatores que podem influenciar sua decisão.

– Mantenha o cadastro atualizado

Isso é importante para que você continue se comunicando com o cliente de forma eficaz e também não perca tempo com contatos que não vão converter em vendas. De tempos em tempos, é bom enviar uma mensagem ou telefonar para o cliente pedindo para atualizar os dados – essa também é uma forma de manter seu relacionamento ativo com ele.

Então, o que pode ser melhorado, a partir de hoje, no seu cadastro de clientes?

 

 

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