28 de janeiro

Você conhece os 4 Rs da sustentabilidade?

Ajudar o meio ambiente. Esse é o intuito de diversas pessoas no mundo. Mas a questão é a seguinte: o que você está fazendo para melhorar o seu dia a dia e, claro, o meio ambiente? Já parou para pensar que as atitudes de hoje serão vistas nos próximos anos? Então, é hora de parar e repensar as ações e focar em ajudar o planeta.

Uma forma fácil de ajudar o meio ambiente e começar a se conscientizar no dia a dia é seguir a linha dos 4 Rs. E você pode estar se perguntando: o que são os 4 Rs? São quatro palavras que começam com R (lógico): repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Notou que às quatro palavras têm a ver com o meio ambiente? Pois é, essa é a intenção. Vamos começar pela palavra repensar.

Em algum momento da sua vida você já pensou em algo que não sabe se faz diferença ou não? Por exemplo, por que trocar de celular todos os anos ou devo comprar essa roupa? Esses questionamentos te fazem repensar em sua vida, e esse é o intuito.

Uma dica simples e objetiva: Evite comprar por impulso. Pense e planeje seus gastos. Notou que atitudes simples podem fazer uma diferença grande?

Você já recebeu a primeira dica. Vamos para a próxima? Agora falaremos sobre redução. Afinal, reduzir o que?

Utilizando a mesma sacola para guardar as compras do mercado você reduz as sacolas plásticas e isso ajuda o planeta. Viu? Um ato simples faz toda a diferença. Mas vamos trazer mais dicas.

O lixo de sua casa também pode ser reduzido, né? É hora de reduzir alguns detalhes. Utilize papéis para rascunhos e embalagens para guardar um novo produto. Você também poderá realizar atividades como caminhar ou andar de bicicleta. Essas opções fazem você gastar menos gasolina e reduzir custos com combustível. São ações simples que fazem diferença e reduzem tempo, dinheiro e, principalmente, ajudam o meio ambiente.

Não temos como fugir. Um R completa o outro. Você já repensou e reduziu e agora aprenderá a reutilizar. Confira a nossa outra dica:

Olhe ao redor e perceba o que você já consumiu hoje. Percebeu? Provavelmente algo tem possibilidade de você reutilizar, não é mesmo? Por exemplo, uma garrafa pet ou de vidro. Uma garrafa de vidro você poderá usar para pôr água, já a garrafa pet por ser utilizada para regar plantas, fazer brincadeiras para os filhos, irmãos, primos ou até para os afilhados. Utilize a criatividade.

Reutilize as cascas de frutas ou legumes danificados para compor o solo. Tem um rádio, uma televisão ou até mesmo um computador que não utiliza mais? Doe a uma instituição de caridade. Além de reutilizar, você fará uma ação de caridade. Olhe para o seu lado e verás que tens diversas coisas que poderão ajudar o meio ambiente.

Você chegou até aqui e não vai deixar de acompanhar nossa última dica, né? O último R é o do reciclar.

Essa palavra já é mais comum no dia a dia, né? Reciclar deveria ser mais comum, mas, infelizmente, muitas pessoas não possuem esse hábito. Vamos te ajudar para que isso possa mudar.

Separar o lixo é uma maneira de reciclar. Separe o lixo orgânico do reciclável ou seja plástico, metais, vidro e papel. Uma dica muito importante é também separar as pilhas, medicamentos e materiais de limpeza. Esses atos ajudam, e muito, os centros de reciclagem, por exemplo.

Repense, reduza, reutilize e recicle. São quatro atos simples, mas que farão uma diferença enorme no seu dia a dia e também no meio ambiente. Não esqueça: o primeiro passo é sempre difícil, mas não é impossível. Tente e verás que é possível.

Se você gostou do blog e deseja aprender mais com dicas e curiosidades como essa, então a baixo vai mais alguns dos blogs que temos e que poderão ajudar você:

COMO E ONDE DEVE DESCARTAR SEU LIXO?

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE RESÍDUOS SÓLIDOS E REJEITOS?

CIDADES COM SISTEMA DE COLETA INTELIGENTE

Voltar