07 de dezembro

Técnicas de vendas que todo representante precisa saber!

O cliente sempre terá diversas opções de marcas para comprar o produto do qual deseja ou tem necessidade, e o trabalho do representante comercial é fazer com que seu produto se sobressaia entre as outras marcas.

Mas como fazer isso? Aprenda algumas técnicas de vendas que todo representante precisa saber:

Público-alvo e prospecção

Geralmente, quando se cria um produto ou um serviço, a sua finalidade já vem pré-definida para um público específico. Quem trabalha com vendas externas deve saber qual é o público-alvo do seu produto. Sabendo isso, fica mais fácil de chegar ao cliente potencial.

– Para definir o público-alvo, o vendedor pode levar em consideração a situação financeira, exigências, ramo de atuação e perfil socioeconômico do cliente.

 Pré-Abordagem

Como o nome já diz, a abordagem é a parte em que o vendedor chega no cliente para vender o seu produto. Porém, antes de abordar, é preciso fazer uma pré-abordagem, nesta fase, o representante deve…

– Estudar a empresa/cliente, obter informações básicas sobre ela e saber de suas necessidades.

– Saber quem é a pessoa certa para abordar na empresa.

– Descobrir qual é o melhor horário para fazer a abordagem.

 Abordando

Veja algumas dicas para deixar uma boa impressão no primeiro contato:

– Seja sempre educado;

– Desligue o celular antes de entrar para conversar com o cliente.

– Tenha um aperto de mão firme;

– Olhe nos olhos do comprador;

– Não se distraia quanto ele estiver falando;

– Não o interrompa;

– Tente fazer com que a conversa flua de forma agradável.

Vendendo o peixe

Depois de selecionar o cliente potencial, de estudá-lo e de abordá-lo, então chega a hora de vender o peixe, ou melhor dizendo, de fazer a demonstração do produto. Para fazer uma boa demonstração, você precisa primeiro saber quais são as necessidades do seu cliente (lembra da pré-abordagem?). Sabendo do que a empresa/cliente necessita, você pode fazer uma apresentação planejada, na medida certa, para que o produto seja exposto de acordo com as expectativas do comprador.

Fechando negócio

Ser afobado e insistir para o comprador assinar o pedido é um erro fatal, também é um grande erro esperar para que o comprador tenha a iniciativa de fechar o negócio.

Então, como fazer?

– Passe os pontos importantes de seu produto;

– Pergunte ao cliente de maneira clara se ele tem preferência por produto A ou B;

– Ofereça um desconto, quando necessário, para que ele assine o pedido no ato;

– Tenha sempre confiança ao pedir o fechamento do pedido.

Pós-venda

Depois de tantas etapas para fechar o negócio, você não vai querer perder o seu cliente para a concorrência, vai?

– Marque uma visita para assegurar que o produto esteja dando os resultados esperados;

– Esteja sempre em contato com o comprador, seja por telefone, e-mail ou visitas.

Manter o contato com o cliente aumenta a sua credibilidade e faz com que você seja a opção número 1 em outras oportunidades.

Não basta apenas possuir técnicas para ser um bom representante comercial. Ética, persistência e comprometimento com a satisfação do cliente também são virtudes essenciais para o profissional de vendas.

Se você gostou do blog e deseja aprender mais técnicas, então a baixo vai mais alguns dos blogs que temos e que poderão ajudar você nas suas vendas como representante:

O QUE FAZ UM REPRESENTANTE COMERCIAL

IMPORTÂNCIA DE FAZER CADASTRO DOS CLIENTES

 

 

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