"> SACOLAS DE MERCADO X SACOS DE LIXO: TEM DIFERENÇA? - Libreplast
27 de novembro

SACOLAS DE MERCADO X SACOS DE LIXO: TEM DIFERENÇA?

Muita gente se pergunta como vai fazer quanto ao descarte de lixo quando eventualmente optar por sacolas retornáveis ou caixas para carregar as compras do supermercado. Se alguém sugere a compra de sacos de lixo, imediatamente surge outro questionamento: mas não é tudo plástico? Qual a diferença?

Então, apesar de ambos seres produzidos a partir da mesma matéria-prima, o plástico, existem sim diferenças entre a sacola de supermercado e o saco de lixo.

Por um lado, a sacolinha de mercado possui pelo menos dois propósitos: conter os produtos adquiridos no supermercado e, posteriormente, acumular o lixo da casa. Esse segundo propósito já configura uma reutilização, mas pouco aumenta a vida útil do produto antes que ele vá parar nos aterros sanitários.

 

 

Já os sacos de lixo, apesar de serem feitos para o único propósito de acumular lixo, podem ser mais vantajosos para esse fim, já que eles são produzidos a partir de materiais recicláveis, o que não pode acontecer com as sacolas de mercado que tem contato direto com o alimento.

Além dessa vantagem, os sacos de lixo podem ser muito maiores e mais resistentes do que as sacolinhas, o que permite que um único saco contenha uma grande quantidade de lixo, enquanto as sacolinhas já podem se tornar inúteis no caminho entre o supermercado e a residência do consumidor, já que dificilmente aguenta mais do que um litro de leite.

Outro ponto importante a se considerar é que os sacos de lixo, pelo material com que são confeccionados, se desintegram mais rapidamente, diminuindo a poluição.

Em conclusão, sacos de lixo são mais interessantes para a preservação do meio ambiente, já que um único saco pode equivaler a várias sacolinhas. Além disso, eles são resultados da reciclagem do plástico, são feitos com material de mais fácil degradação e você compra só a quantidade necessária, enquanto sacolinhas você sempre vai ter muito mais do que o necessário e eventualmente sentirá a necessidade de descartar uma parte sem nem ao menos ter reutilizado (e quando o fizer, não esquece de colocar junto aos materiais recicláveis!).

 

 

Portanto, para as suas compras de supermercado, experimente as sacolas retornáveis. São mais resistentes (não tem chances de você perder aquela garrafa de refrigerante no caminho) e podem durar anos.

E para fazer os seus descartes, opte por latas de lixo maiores, que suportem sacos de lixo maiores e assim você utiliza menos plástico para esse propósito.

No entanto, independentemente das suas escolhas, sempre existe a possibilidade de você fazer o certo pelo meio ambiente.

 

– Se optar por continuar usando as sacolinhas, use a menor quantidade possível.

– Reutilize-as sempre que puder.

– Recicle, separando corretamente seus resíduos para a coleta seletiva.

 

Respeite o meio ambiente e consuma com consciência.

 

Voltar