"> Quais são as diferenças entre resíduos sólidos e rejeitos? - Libreplast
23 de janeiro

Quais são as diferenças entre resíduos sólidos e rejeitos?

Você sabe o que significa resíduos sólidos e rejeitos? Provavelmente sim, mas caso não conheça, não precisa se apavorar, vamos explicar todos os detalhes e a razão desses nomes. Mas vamos começar pelos resíduos sólidos, que é uma nomeação utilizada para “lixo”, ou seja, materiais que utilizamos todos os dias, utensílios que são usados em casa ou no trabalho, por exemplo. Em alguns casos, os resíduos poderão ser aproveitados tanto na reciclagem quanto na reutilização, porém, também existem aqueles que precisam de descarte de uma forma correta.

Vamos citar alguns exemplos de resíduos: restos de comida, jornais e garrafas.

Já os rejeitos são as sobras de substâncias submetidas a um procedimento e que não poderão ser utilizados novamente, com isso, é necessário que recebam destinação correta. É preciso que os rejeitos sejam encaminhados a um aterro sanitário licenciado ambientalmente ou para a incineração.

Cuidados 

Os resíduos sólidos poderão ser coletados de forma seletiva ou até mesmo indiferenciada. Esses processos são diferentes. Por exemplo: na seletiva é realizada uma seleção dos resíduos e encaminhadas ao aterro sanitário e, no local, é realizado o descarte correto. Já a indiferenciada é quando não existe uma separação e todos os resíduos são encaminhados para o mesmo local.

Você separa os resíduos em sua casa ou no trabalho? Acha difícil? Trabalhoso? Convenhamos que todo começo é difícil, mas nada melhor do que começar e ajudar o meio ambiente e, principalmente, a sociedade em que vivemos.

Dicas de como reduzir os resíduos:

Faça a separação de materiais recicláveis com relação aos orgânicos (facilita o trabalho das unidades de reciclagem);

Evite o desperdício de alimentos;

Lave e separe as garrafas, latas e frascos;

Reaproveite sobras ou cascas para fazer pratos diferentes;

Não descarte eletrônicos no lixo comum.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é atual e permite que o país avance nos enfrentamentos dos principais problemas ambientais decorrentes dos descartes.

Na PNRS ainda consta a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável. Quanto aos rejeitos, a lei busca priorizar a sua destinação ambientalmente adequada, ou seja, aquela que impacte menos o meio ambiente.

Se você gostou do blog e deseja aprender mais com dicas e curiosidades como essa, então a baixo vai mais alguns dos blogs que temos e que poderão ajudar você:

O QUE SÃO PRODUTOS OXI-BIODEGRADÁVEIS?

COMO FAZER PARA CONSEGUIR VENDER MAIS?

POR QUE DEVO COMPRAR PRODUTOS LIBREPLAST?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SACOLAS DE SUPERMERCADO E SACOS DE LIXO?

 

Voltar