26 de agosto

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE COMEÇA EM CASA

Quando pensamos em preservação do meio ambiente, normalmente associamos a atitudes que demandam muito tempo e grandes recursos. Afinal, a poluição, o desmatamento e o acumulo de lixo são assuntos que nos assustam, devido à proporção que estão tomando.

Mas a verdade, é que podemos contribuir para frear este crescimento acelerado com atitudes simples, que facilmente podem ser incluídas em nosso cotidiano. Para isso, basta que cada um tenha a consciência que precisa fazer alguma coisa.

Neste blog, vamos ajudar você que deseja contribuir para a preservação do meio ambiente, com atitudes que começam em casa.

 

 

Faça a separação do lixo

Você já pensou em ter duas lixeiras em sua casa, uma para o lixo orgânico e outra para os recicláveis? Além de facilitar na hora de separar os resíduos, é uma atitude que ajuda, e muito, na preservação do meio ambiente. Os benefícios são muitos, entre eles está a diminuição de lixo acumulado em aterros sanitários e lixões, e a reciclagem dos resíduos domésticos, sendo que a maioria pode ser reaproveitado.

 

 

Mas afinal, quais são os materiais que podem ser reciclados?

Na hora de separar o lixo, podem surgir algumas questões quanto aos materiais que realmente podem ser reaproveitados. Uma dúvida muito comum é sobre a limpeza, especialmente em embalagens de comida. Sim, não descarte elas sujas, mas também não precisa exagerar, apenas deixar o objetivo possível de ser manuseado e reutilizável. Preste atenção nas embalagens cortantes, e evite descartá-las junto aos demais resíduos.

Existem outros objetos que usamos em nosso dia a dia e que podem ir para a reciclagem, vamos listar alguns deles:

– Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;

– Potes de cremes, xampus;

– Tubos e canos;

– Sacos, sacolas e saquinhos em geral;

– Latinhas;

– Jornais, revistas, impressos e papéis;

– Caixas de papelão;

– Frascos, garrafas;

– Vidros de conserva.

 

 

Economize recursos como luz e água

Evite manter eletrônicos ligados sem estarem sendo usados por uma pessoa, como TV, ar condicionado, ventilador, carregador de celular, entre outros. Utilize a luz natural o máximo possível, e mantenha as luzes acessas somente quando estiver usando o ambiente. Infelizmente, é comum o hábito de esquecer de apagar as luzes, desperdiçando energia sem necessidade.

Outro hábito que é importante incluir na rotina, é economizar água. Diminuir o tempo no banho, acumular as roupas sujas para lavar em um ou dois dias da semana, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar o carro com balde e molhar as plantas com regador, ao invés de usar uma mangueira, entre outras situações do cotidiano.

 

 

Na hora das compras, escolha por empresas sustentáveis

Hoje em dia, ao sair para ir ao supermercado ou fazer qualquer outro tipo de compra, nos deparamos com uma série de marcas a nossa disposição. Em meio a tantas ofertas, é preciso criar alguns critérios, para então, escolher por uma.

Você já pesquisou sobre a responsabilidade ambiental de uma empresa? Pois bem, se a resposta for não, comece a fazer isso.

Uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, é optar por produtos de empresas sustentáveis, que em meio ao seu processo produtivo, têm atitudes ambientalmente corretas, desde a escolha de matérias-primas, até a entrega do produto final.

Você já ouviu falar em biodegradáveis? São aqueles produtos de origem renováveis e que possuem um período de degradação de, em média, dois anos. Ou seja, são muito menos agressivos à natureza.

Estas são algumas atitudes que todo mundo pode aderir a sua vida. São muito simples, mas seu impacto é extremamente significativo e positivo. Aproveite estas informações e repense, quem sabe hoje pode ser o dia da sua mudança de hábitos. Aceita o desafio?

Acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos!

 

 

Voltar