24 de janeiro

PRECAUÇÕES PARA OS PASSEIOS AO AR LIVRE

Para os fins de semana de verão, as melhores opções de passeio são sempre aquelas ao ar livre. O contato com a natureza faz muito bem para a nossa saúde e bem-estar, renova as energias e alivia o estresse acumulado na semana de trabalho.

 

Pesquisas indicam que dedicar um tempo diariamente para estar em ambientes naturais ajuda a melhorar nossa saúde física e mental. Para isso, você pode fazer uma trilha, nadar em mares, lagos ou mesmo aproveitar um piquenique com a família no parque mais próximo.

 

Mas desfrutar de recursos naturais exige alguns cuidados, tanto pessoais quanto de respeito ao meio ambiente. Pois isso, preparamos algumas dicas para você sair de casa completamente prevenido.

 

 

Leve uma sacola plástica

 

A natureza muitas vezes não dispõe de alguns recursos comuns nas zonas urbanas, como lixeiras. Mas isso jamais deve ser um pretexto para você descartar seu lixo em qualquer lugar. Leve com você uma sacolinha plástica para colocar todo resíduo ou embalagens que possam surgir durante o passeio. Mantenha essa sacola com você até encontrar um local adequado para se desfazer dela.

 

Se possível, reserve alguns minutos para caminhar pelo local e recolher todo lixo que você encontrar. Se você gosta de passar seu tempo na natureza, o respeito é fundamental para garantir que ela continuará disponível para o seu usufruto por muitos anos.

 

 

Leve lanches

 

Dependendo do tipo de passeio que você está planejando, provavelmente alguma pausa para repor as energias se fará necessário. Em locais como praias, lagoas, cachoeiras, e outras opções favoritas durante o verão, as alternativas de lanche são escassas e encontrar algo saudável nem sempre é possível.

 

Em dias quentes, o ideal é consumir alimentos leves, como frutas e sanduíches naturais, que além de nutritivos, são fáceis de levar na bolsa. Utilize uma embalagem plástica para manter o alimento fresco e intacto e aprecie um bom lanche gastando muito pouco.

 

 

Beba muita água

 

Isso é sempre necessário, mas durante o verão e em situações em que o corpo tende a perder mais líquido, como quando ficamos expostos ao sol e em constante movimento, se manter muito bem hidratado é de vital importância.

 

Se desconfiar que no seu local de destino não terá água disponível para compra, leve uma quantidade suficiente para durar o passeio todo, preferencialmente em uma embalagem térmica para manter a água fresca.

 

Você pode também alternar a água com outras alternativas de hidratação, como isotônicos ou água de coco. E não se esqueça de descartar as garrafas no local correto.

 

Passe bastante filtro solar

 

Se é necessário fazer uso do protetor solar diariamente durante o ano inteiro, no verão e em situações de exposição intencional ao sol, como é o caso de passeios ao ar livre, é indispensável. E existem alguns fatores importantes que você deve considerar na hora de escolher o seu filtro solar e o jeito certo de utiliza-lo nessas situações.

 

– Escolha o produto adequado para o seu tipo de pele (seca, normal ou oleosa);

– Use FPS acima de 50, independente do seu tom de pele e tendência a queimaduras solares;

– Renove a proteção a cada duas horas.

 

Além disso, é importante evitar a exposição solar durante o período das dez da manhã às quatro de tarde para quem pretende estar em contato com o sol por muito tempo. No entanto, uma exposição de 15 a 30 minutos ao sol do meio dia, sobretudo nos três primeiros meses do ano, é o ideal para a absorção da vitamina D pelo organismo.

 

Curta seus fins de semana de verão com tranquilidade e responsabilidade e aproveite tudo que a natureza tem para oferecer.

 

Voltar