19 de setembro

O CICLO DE VIDA DE UMA SACOLA PLÁSTICA BIODEGRADÁVEL

Desde agosto de 2019, a Libreplast é uma Indústria certificada na produção de plástico biodegradável. Esta iniciativa se deu devido aos benefícios que este produto oferece, em comparação ao plástico comum.

Para entender melhor, vamos descobrir as vantagens do plástico biodegradável:

– Os plásticos biodegradáveis são produzidos com matérias-primas renováveis, geralmente de origem vegetal ou animal;

– Estes materiais reduzem a utilização de outros não renováveis, como por exemplo o petróleo, e seu processo produtivo é muito menos agressivo ao meio-ambiente;

– Sua decomposição acontece de forma natural, em um período aproximado de dois anos.

 

 

Agora, vamos saber mais sobre as sacolas Libreplast

As sacolas plásticas da Libreplast são produzidas com material virgem, dentro do que há de mais moderno a nível de extrusão e corte. São elaborados com o intuito de entregar resistência, qualidade, praticidade e fácil armazenagem.

As sacolas podem ser destinadas para uso em padarias, mercados, supermercados, hipermercados, atacados e distribuidores de secos e molhados, entre outros.

Além disso, dentro da linha de produtos, são ofertadas diferentes opções em sacolas, para atender melhor cada tipo de necessidade. Entre elas estão as sacolas plásticas bio linha:

– Extra;

– Gold;

– Gold, Super e Sacolão;

– Light;

– Pacote Especial;

– Slim;

– Star – CAIXA;

– Super.

 

Portanto, o ciclo de uma sacola biodegradável acontece desta forma:

Inicia-se com as matérias-primas renováveis, ou seja, que não apresentam riscos ao meio-ambiente por serem de origem natural, como a cana-de-açúcar, soja, milho, amido de arroz, entre outros produtos vegetais e animais.

A partir disso, estes materiais passam por um processo produtivo, alinhado a tecnologia, máquinas de cortes e extrusão que transformam a matéria-prima em produto, ou seja, as sacolas. O diferencial dos produtos biodegradáveis está no uso de um componente chamado Go Green P-Life, que acelera o período de decomposição.

Após isso, as sacolas passam por testes de qualidade, com base em critérios pré-estabelecidos que precisam ser respeitados. Cada uma delas é avaliada para certificar se realmente estão de acordo com as normas de qualidade e resistência de uma sacola Libreplast. Com esta aprovação, elas passam para a armazenagem, e são acomodadas em caixas para facilitar a entrega ao destinatário.

Depois de passar por todas as etapas de produção, as sacolas são levadas até os clientes da Indústria, que estão em todas as regiões do país. Com o apoio dos representantes comerciais da Libreplast, as sacolas chegam a cada estado por meio de uma frota própria que a empresa possui.

Posteriormente, as sacolas que normalmente são utilizadas por estabelecimentos comerciais, chegam até o consumidor final. Elas são usadas no dia a dia da população, que costumam frequentar locais como supermercados, padarias, farmácias entre outros.

Ao chegar na casa das pessoas, elas ganham outras finalidades. A Libreplast incentiva o descarte correto, para que os benefícios dos produtos biodegradáveis se estendam cada vez mais. Além disso, as sacolas podem se tonar material para criar artesanatos e produtos com novas utilidades. Em outro blog, é possível descobrir como criar uma corda a partir de sacolas plásticas, veja:

Ao fim deste trajeto, depois de serem descartadas, as sacolas biodegradáveis têm um período de decomposição muito menor as sacolas comuns. Devido ao uso de matérias-primas renováveis e o acréscimo de outras tecnologias em seu processo produtivo, este tempo é reduzido. Estima-se que leva em média, dois anos.

Tendo apresentado isso, em resumo, podemos dizer que as sacolas iniciam com base em materiais naturais, passam pela indústria, são transformados em produtos utilitários, chegam aos estabelecimentos comercias e então, as pessoas fazem uso e as levam até as suas casas. Por fim, voltam as suas origens sendo decompostas pelo meio-ambiente.

Para saber mais sobre a Indústria Libreplast e conhecer melhor todos os nossos produtos, clique no botão a seguir:

 

 

Voltar