"> A importância de fazer o cadastro dos clientes! - Libreplast
12 de novembro

A importância de fazer o cadastro dos clientes!

Sua empresa tem um cadastro de clientes? Se não tem, já parou para pensar que não conhece quem compra seus produtos, ou solicita seus serviços? É possível que esteja perdendo oportunidades. Vamos mostrar benefícios de se manter o registro de clientes.

Os hábitos de consumo hoje estão mudados, as pessoas são cada vez mais seletivas, e pesquisam bastante antes de adquirir seus produtos. Então empreendedores que enxergam esse movimento, e se interessam em criar estratégias para mostrar ao público o diferencial de seus negócios.

Mas, o primeiro passo para isso é manter um cadastro de clientes atualizado. Sem essas informações é complicado até emitir uma nota fiscal, por exemplo. Vejamos como esse tipo de registro influência uma estratégia comercial, de pequenos e grandes empresários.

Como funciona o cadastro de clientes?

Antes de usar as informações do seu público em suas estratégias, é preciso montar um padrão para esses registros. Dependendo do seu negócio poderá incluir campos específicos que ajudem a entender melhor o perfil do cliente, porém a estrutura básica consiste em:

– Nome completo

– Idade (solicitar data de nascimento)

– Gênero

– Endereço

– Informações de contato (e-mail, número de celular, número fixo, etc.)

Quem fornece produtos ou serviços para empresas, precisará de dados mais completos como inscrição do CNPJ/CPF, por exemplo.

Já em algumas atividades, as redes sociais já começam a fazer parte do cadastro de clientes, um ponto fundamental para quem deseja avançar pelo mundo digital.

Para te ajudar com todos esses passos, disponibilizamos uma planilha de cadastro de clientes TOTALMENTE GRATUITA.

O que deve ser analisado?

Evidente que a ideia de manter um cadastro de clientes não é só de guardar informações. É preciso fazer um acompanhamento, e saber o que deve ser melhorado ou como estimular o cliente a voltar no estabelecimento.

Então a partir do cadastro criado é necessário entender o Histórico de Consumo. Esse apanhado poderá ser individual, ou de um público mais amplo (mulheres, homens, faixa etária, etc.). Assim uma loja pode se preparar em determinada época do mês para receber um grupo específico de pessoas, por exemplo.

Saiba como organizar a sua carteira de clientes de forma eficiente!

O cadastro de clientes e o aumento das vendas

O principal benefício de se ter um cadastro de clientes atualizado é a possibilidade de vender mais. Quando se tem históricos de compra, e informações do dia de aniversário é possível elaborar uma promoção exclusiva.

Existem outras maneiras de aproveitar o registro dos seus clientes para potencializar vendas e serviços, confira:

– Informação sobre promoções – utilizando o número do celular pode enviar para vários clientes SMS informando de promoções ou de atividades que sua marca desenvolverá.

– Malote direto – ainda é muito comum empresas enviarem nos endereços de seus clientes informações sobre suas novidades. É também uma maneira bem útil para enviar cupons de desconto, e anúncios de preços imperdíveis.

– Pós-venda – processo fundamental para alguns tipos de negócio. Uma equipe liga para o cliente, e pergunta como está sendo a experiência na utilização do produto, ou se o serviço prestado foi realizado dentro das expectativas.

– E-mail marketing – uma das formas mais usadas hoje em dia para oferecer produtos ou serviços. Nesse tipo de e-mail pode apresentar ofertas e enviar junto um cupom de desconto.

As opções são muitas, tudo depende da pretensão do negócio.

Baixe gratuitamente o nosso e-book: Passo a passo de como se tornar uma das MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR:

Dicas para montar uma boa ficha cadastral

Vimos o quanto o cadastro de clientes é importante para o desempenho de um negócio. Porém, o desafio é fazer o consumidor preencher uma ficha cadastral. Então para não enfrentar resistência, veja algumas dicas:

– Nada de formulário gigantes, solicite apenas os dados importantes para seu segmento.

– Para entender os interesses do cliente, evite a solicitação por extenso; as perguntas de múltiplas escolhas são mais eficientes.

– Trocar o cadastro por um desconto na próxima compra é uma boa estratégia.

Descubra os 6 passos que vão te ajudar a atingir suas metas!

Muitas tecnologias estão disponíveis no mercado que ajudarão a entender mais o comportamento do consumidor. Mas, o cadastro de clientes continuará sendo a base de tudo.

 

Voltar