14 de novembro

A importância da organização do estoque

A organização do estoque está sempre na lista de prioridades dos empreendedores de sucesso. Por que será? Nesse texto trataremos do assunto, e passaremos algumas dicas de como manter esse setor sempre organizado.

Alguns empreendedores só lembram do estoque quando recebem a fatura de produtos comprados, ou quando faltam mercadorias na prateleira. Isso não deve ser assim. Varejistas e atacadistas, por exemplo, devem ter total controle dos itens que estão armazenados, e em todo final de ciclo, precisam realizar novo inventário.

Essa é uma prática que deve ser absorvida por qualquer negócio que mantenha um estoque, seja para revenda ou de matérias-primas usadas para fabricar novos produtos. Não precisa chega ao final do ano correndo atrás de notas fiscais de compras, para saber o que tem armazenado em seu estoque.

Tópicos básicos para organizar o estoque

Para que esse setor fique devidamente organizado é preciso focar no movimento base: Entrada e Saída dos produtos. Tudo no estoque gira em torno disso, então ter controle do que entra e sai é o primeiro passo a ser tomado.

Medidas simples podem ser tomadas, tais como:

– Criação de um procedimento padrão para receber e liberar mercadorias do estoque

– Utilizar prontuários, fichas ou softwares para realizar o processo de cadastro, recebimento e liberação dos produtos

– Elaborar calendários para contagem do inventário

Claro que a organização do estoque também está condicionada a parte física do armazém. Então antes mesmo de criar o padrão de controle para entrada e saída dos materiais, vale desenhar um mapa do armazém.

Esse esquema para posicionar cada produto pode sofrer alteração a partir de um ranqueamento que considerará:

– A data de validade dos produtos

– Os mais vendidos

– Condições especiais de cada item (exposição ao sol, umidade, etc.)

Considerando esses princípios básicos, a organização do estoque tem tudo para acontecer.

Para te ajudar com todos esses passos, disponibilizamos uma planilha de controle de estoque TOTALMENTE GRATUITA.

Quais são os riscos de um estoque desorganizado?

Desconsiderar a organização do estoque leva a um grande risco: prejuízos. Perder dinheiro não está nos planos de nenhum empresário, então tomar conta desse setor é essencial.

É possível verificar a desorganização no armazém quando:

– São solicitados produtos em duplicidade

– As mercadorias faltam

– Produtos que estão armazenados se vencem

– Não se da baixa das mercadorias que saíram do estoque, e assim não se tem o rastreio (da mesma forma a entrada)

Na prática os efeitos de um estoque sem controle são terríveis. Pensando num exemplo, imaginemos uma loja de material de construção que coloca uma pia no mostruário para venda; o vendedor vende o produto, e no momento de liberar a peça, não tem no estoque. Ainda terá a possibilidade de convencer o consumidor de levar o mostruário, mas certamente, este pedirá desconto, e pensará duas vezes em retornar ao estabelecimento.

É essencial que estoque e comercial estejam alinhados, mesmo que utilizem softwares de controle, as informações devem ser alimentadas constantemente, para que situações como a desse exemplo, não aconteçam.

DESCUBRA OS DIFERENCIAIS DOS PRODUTOS LIBREPLAST: POR QUE VOCÊ DEVE ESCOLHER NOSSOS PRODUTOS?

Conheça agora todas as nossas linhas de produtos:

Generated button

A organização do estoque potencializa o negócio

Fechar o ano com o estoque organizado é sinal de que o próximo ciclo começará mais ágil. Isso se refletirá sem dúvida em novas possibilidades de negócio.

Então aproveitar os últimos dias do ano para rever todos os processos de armazenagem, é uma ótima medida administrativa. Criar uma programação de verificação de inventário e de solicitação de novos pedidos, é outro ponto que não pode faltar nessa nova estratégia organizacional.

Os fornecedores são importantes nesse aspecto. Ter boas parcerias para que consiga insumos e mercadorias que atendam sua programação é sem dúvida excelente. Dessa forma, não precisará pedir produtos a mais, e nem correrá o risco de que eles faltem em suas prateleiras.

A Libreplast tem programas voltados para ajudar a seus parceiros na organização do estoque. Entre em contato com nossos representantes e vamos preparar juntos seu estoque para virada do novo ano.

Quer ser nosso representante comercial?

Conheça os pré-requisitos e faça seu cadastro:

Generated button

 

Voltar