"> COMO ORGANIZAR A SUA CEIA DE NATAL - Libreplast
17 de dezembro

COMO ORGANIZAR A SUA CEIA DE NATAL

A ceia de Natal é o momento para reunir toda a família ao redor da mesa para celebrar a data mais importante do ano. Em meio às celebrações, o que não falta é muita comida. O que pouca gente fala, no entanto, é de todo o trabalho que este “evento” envolve, considerando que ele geralmente conta com muitos convidados e vários tipos diferentes de pratos quentes e sobremesas.

 

Por isso, para que tudo corra como o previsto e nada fique para a última hora, é necessário muito planejamento e muita organização. É importante se antecipar, e se utilizar de produtos que possam facilitar sua vida na cozinha.

 

Pensando em toda a pressão que muitos podem sentir de não decepcionar os convidados, preparamos algumas dicas para você realizar todas essas tarefas mais tranquilamente.

 

 

Faça uma lista de compras

 

Como já comentamos, nesse tipo de festa ou reunião de família e amigos, é de lei ter muita comida e bebida. E para não esquecer de nada que você pretendia servir e nenhum ingrediente para as suas receitas, fazer uma lista de compras é praticamente obrigatório.

 

Comece a montar essa lista o quanto antes e vá acrescentando coisas conforme vai se lembrando e conforme decide que vai precisar. Acrescente também itens como papel alumínio e bobinas de plástico para freezer e forno. Temos certeza que você vai se deparar com a necessidade de utilizá-los.

 

Com a lista pronta (definitivamente pronta, sem nada faltando), certifique-se de comprar tudo o que está nela numa única ida ao supermercado, para não correr o risco de ter que voltar na última hora para buscar algo que faltou. E vá às compras o quanto antes, caso contrário, é muito provável que você enfrentará grandes filas, talvez alguns produtos em falta e preços possivelmente mais alto – uma forma de punição indireta a quem não se antecipou.

 

 

Prepare alguns pratos com antecedência

 

Exceto pelo prato principal, o famoso peru de Natal, e preparos simples como o arroz, possivelmente os outros pratos que você planeja preparar podem ser feitos com antecedência, ou ao menos pré-preparados, restando somente o trabalho de assar, por exemplo, para o fatídico dia. Se você planeja fazer uma torta salgada, é certamente um prato que você pode deixar pré-preparado.

 

E é em situações como essas que produtos como as bobinas de plástico da Libreplast vêm a calhar. Eles são essenciais para conservar seus pré-preparos na geladeira de forma que eles ficarão imunes a cheiros e outros fatores que podem interferir no sabor. E como eles provavelmente ficarão armazenados em formas, que dificilmente possuem tampa, o plástico para geladeira ou freezer deixa de ser uma opção para se tornar uma necessidade.

 

As sobremesas você pode e muitas vezes deve preparar ao menos no dia anterior, já que tendem a necessitar de refrigeração prévia ao consumo. Ou você pode comprar prontas. Por exemplo, quem não gosta de sorvete, sobretudo nas altas temperaturas que esta época do ano costuma registrar? Já são coisas a menos para você fazer.

 

Não hesite em pedir ajuda

 

As pessoas que você convida para a sua ceia de Natal geralmente são familiares ou amigos de longa data. Por esse motivo, não tem por que você se sentir desconfortável em pedir ou aceitar ajuda. E não precisa ser somente na arrumação de final de festa ou para lavar a louça da ceia. Isso já está (ou deveria estar) praticamente implícito para os convidados que eles precisam fazer. Mas você pode também pedir para que tragam pratos ou sobremesas. Isso facilitará a sua vida e fará com que eles se sintam úteis, afinal, ninguém gosta de aparecer em reuniões dessa magnitude de mãos vazias.

 

Siga essas dicas básicas e garanta uma ceia de Natal baseada em curtir a família e amigos, com muita felicidade e harmonia.

 

Voltar