17 de outubro

Como fazer para congelar alimentos?

Congelar alimentos é uma eficiente saída para pessoas que vivem no corre-corre. Porém, não é apenas colocar a comida no recipiente, e leva ao freezer, existem outros cuidados especiais. Vamos te apresentar a maneira certa.

Não será difícil encontrar pessoas que passam o dia no trabalho, e chegam em casa morrendo de fome, mas quando abrem a geladeira: nada preparado. E partir para cozinha, depois de longas horas estressantes, nem todos se dispõem.

Então o que fazer?

É cada vez mais comum preparar porções de algumas refeições, e congelar. Dessa forma, conseguimos tirar 1 dia da semana, por exemplo, cozinhar ou simplesmente acondicionar alguns alimentos para certo período, e pôr no freezer.

O processo é um pouco diferente para cada tipo de comida. Aqui separamos algumas dicas para que aprenda a congelar alimentos crus e cozidos. Vamos lá?

Passo a passo para congelamento de alimentos

A partir dos principais tipos de alimentos (mostrados acima) montamos um passo a passo para que possa conservar sua comida sem perder os principais nutrientes.

Congelar alimentos crus

Nesse grupo estão as verduras, legumes e frutas. Porém, ao conservar frutas no congelador se difere dos outros dois, vejamos.

– Congelamento de frutas:

1.Higienize o alimento, e retire a casca e o caroço;

2.Fatie em pedaços que sejam facilmente armazenados num recipiente de sua escolha;

3.Feche a vasilha de modo que não tenha contato com o ambiente, e ponha no freezer. Algumas frutas conseguem ficar até 1 ano conservadas dessa forma.

– Congelamento de verduras e legumes:

1.É preciso cozinhar (no vapor) esses alimentos até ir ao congelador;

2.Depois de passar por esse processo, mergulhe eles em água gelada;

3.Em seguida coloque na geladeira, para que fiquem numa temperatura que varie de 0° a 4°C;

4.Por fim, pegue saquinhos plásticos, e vá separando as porções que normalmente utiliza verduras e legumes em suas receitas (no caso de folhas, deve ir para um recipiente com tampa). Todos são armazenados no congelador.

Congelar alimentos cozidos

Aqui entram alimentos que compõem basicamente almoço e janta. Então aprenda como conservar feijão, arroz e carnes.

– Congelamento do feijão e arroz:

1.É necessário temperar esses alimentos, porém, diminua na quantidade do sal, pois quando congelados é comum ficarem mais salgados;

2.Ao final do cozimento, prepare potinhos para acomoda-los e tampes com papel alumínio (esse é o segredo para não cristalizarem e perderem o sabor);

3.Se não estiverem temperados, poderá mantê-los no freezer por até 1 mês, caso contrário, consuma em até 1 semana.

– Congelamento de carnes:

1.A principal dica, é não temperar a carne (independe se branca ou vermelha)

2.Lave-as e coloque em saquinho adequados para irem ao freezer (o tempero só irá quando forem preparadas).

Em todas as formas de congelar alimentos que apresentamos, para descongelar é recomendado que 12 horas antes de consumir, os desça para parte do refrigerador. Assim não comprometerá as propriedades nutricionais do alimento.

Quais são os benefícios de congelar a comida?

Então, além de ganhar mais praticidade no seu dia a dia, congelar alimentos favorecerá principalmente na questão nutricional.

Nem percebemos que acondicionar frutas e verduras de forma errada, é jogar dinheiro fora, pois elas perderão suas propriedades se ficarem esquecida no fundo da gaveta do refrigerador.

E alimentos congelados não estarão expostos a proliferação de bactérias e enzimas que podem fazer mal ao nosso corpo. Esses microrganismos não resistem a temperaturas do freezer.

Também, terá sempre a disposição, uma comidinha caseira para servir num jantar ou almoço, quando algum amigo aparecer de surpresa na sua casa.

Não esqueça da higienização

Todo processo de congelar alimentos só vale a pena se levar a sério a descontaminação deles. Não adiantar guardar frutas, legumes e verduras que não foram complemente lavadas, ou que usam recipientes sujos.

É preciso ter todo cuidado nessa etapa para que os alimentos não carreguem microrganismos que comprometam sua saúde. Certo?

Bem, essas foram nossas dicas de como fazer para congelar alimentos, esperamos que as siga, e que te garantam mais qualidade de vida.

Conheça todos os nossos produtos:

Acesse nosso blog, lá falamos sobre a dúvida que todos tem, que é será que o plástico faz mal à saúde?

Se deseja fazer parte deste TIME CAMPEÃO e representar a Libreplast, acesse o link e cadastre-se:

Voltar