"> Como o plástico combate o aquecimento global? - Libreplast
20 de abril

Como o plástico combate o aquecimento global?

Um pouco da imagem negativa que as pessoas têm sobre o plástico está no fato de que a maioria deles possui origem fóssil e não renovável, o que contribuiria para o agravamento do aquecimento global.

A análise técnica dos ciclos de vida do material plástico, acaba nos mostrando que não e que, na verdade o seu impacto é benéfico para o planeta!

Alguns estudos consideram que o plástico permite a redução do consumo mundial de energia e das emissões de gases associados ao efeito estufa.

Mas como?

Ao fazer uso de apenas 4% de substâncias associadas ao petróleo, o plástico reduz o consumo energético. Outros materiais aumentariam o uso de petróleo em até 57% e as emissões de agentes tóxicos dessa produção poderiam chegar a crescer 61%.

O peso dos carros e aviões geram mais gasto de energia, e nesse sentido o plástico tem dois benefícios:

  • É cada vez mais possível a construção de carros e aviões mais leves feitos de materiais plásticos;
  • Os produtos plásticos (desde sacolas até grandes objetos) também são mais leves quando são constituídos de plástico.

Assim:

Há uma estimativa de que em 2020 os benefícios de redução de emissões com o uso de plástico seja de 9 a 15 vezes superior a suas emissões de produção e gerenciamento de resíduos, ou seja, sua emissão x benefício é positiva!

Reconhecemos o nosso papel como indústria plástica e sabemos que o perigo da produção desse material está na forma em que consumimos e não no produto em si!

Gostou?

Temos mais conteúdos para você:

A HISTÓRIA DO PLÁSTICO PARA QUEM TEM PRESSA

ALIMENTOS GUARDADOS EM PLÁSTICOS FAZEM MAL À SAÚDE?

O PLÁSTICO JÁ NASCEU ECOLÓGICO

 

 

Voltar