21 de novembro

Aprenda a fazer um cesto com sacolas plásticas

Muito se fala sobre o descarte correto das sacolas plásticas, mas deixando as polêmicas de lado, que tal aprender uma forma divertida de aproveita-las? Aqui vamos te ensinar a fazer cestinhos para colocar várias coisas usando essas sacolas.

Na correria do dia a dia nem sempre conseguimos seguir o politicamente correto. E é difícil comprar uma mercadoria no supermercado, por exemplo, e não pegar uma sacola plástica. Muitos estabelecimentos até cobram pela embalagem, e procurando praticidade pagamos para ter o saco e carregar os produtos.

É bem comum os saquinhos plásticos serem usados para embalar o lixo doméstico, e reaproveitar passando para outra pessoa. E para somar mais uma utilidade, aprenderá a seguir, como fazer um porta-objetos usando as sacolas plásticas.

Você já ouviu falar nos produtos oxi-biodegradáveis?

Solução para o meio ambiente, essa é a melhor definição para os produtos oxi-biodegradáveis. Porém, o conceito é mais amplo. Aqui você vai conhecer, suas aplicações e seus benefícios.

Essa inovação tem sido aproveitada na fabricação, não apenas de sacolas plásticas, mas em outros produtos. Vejamos todas as suas vantagens a seguir.

Passo a passo para fazer um cesto de sacolas plásticas

Quem trabalha com artesanato sustentável adorará essa nova “matéria-prima”. Claro que essa dica serve para todas as pessoas, é só caprichar na imaginação que conseguirá criar vários modelos.

Veja o que será necessário:

– Uma tesoura

– Um carretel de linha (a cor ficará a sua escolha)

– Uma agulha

– Tachinhas (ou prego pequeno)

Agora vamos aprender como criar seu porta-objetos:

1. Estire a sacola (s);

2. Agora corte as alças e o fundo;

3. Faça um corte transversal partindo da lateral para o meio da sacola;

4. Abra a sacola, e vá cortando em tiras verticais (não precisa ser reto o corte, apenas do mesmo tamanho);

5. Dobre as tiras no meio, junte 3 para trançar;

6. Utilize a tachinha (ou um prego pequeno) para prender uma das pontas e ficar mais fácil de trançar as tiras;

7. Essa primeira etapa de tranças será para formar a base do cesto, então a ideia é que vá unindo as cordinhas no formato circular. Você é que definirá o tamanho dessa base, que determinará as dimensões finais do seu porta-objetos;

8. Com a base terminada, agora é o momento de fazer as laterais, continue trançando as tiras da sacola plástica que cortou;

9. Para ligar uma trança a outra usará a linha e a agulha, faça um ponto bem firme;

10. Suba até a altura que achar legar, e estará pronto seu cestinho de sacolas plásticas.

Faça um teste de movimento para verificar se seu porta-trecos está seguro, e pode usar à vontade. Poderá criar acabamentos para mudar cores, ou usar sacolas com estampas para dar um efeito diferente.

A importância da reciclagem em nossas vidas

Mesmo depois de tantos anos e tantas experiências pelo mundo a reciclagem no Brasil ainda não entrou nos hábitos das pessoas. Muitas, só de dão conta da possibilidade da reutilização de alguns resíduos quando veem “catadores” na rua pegando latinhas de alumínio, por exemplo.

Conheça as cidades que possuem o sistema de coleta inteligente:

Porém, é necessário que todos nós tenhamos em mente que através de ações como a reciclagem dos resíduos sólidos é que conseguiremos preservar o planeta.

Já parou para pensar quanto tempo uma sacola plástica leva para se desintegrar na natureza? Se não sabe, esse processo pode demorar até 400 anos. Demais, não é? Por isso da importância de encontrar maneiras para aproveitar esse material.

No país poucas cidades têm serviço de coleta seletiva, e realmente complica separar plástico, papel, alumínio e vidro, pois terminarão unidos de novo num aterro sanitário, por exemplo.

Mas, existem muitas cooperativas e associações de pessoas que fazem reciclagem. É interessante saber como elas fazem para coletar os resíduos recicláveis, e se cadastrar. Assim degradará menos o meio-ambiente.

E se pensar em ganhar um dinheiro extra com o artesanato, os cestos de sacolas plásticas é uma excelente forma para isso, aproveite!

Aprenda a fazer lindos tapetes artesanais com sacolas plásticas também!

Trabalhamos com responsabilidade ambiental e social.

A empresa ainda promove ações para conscientizar a sociedade da necessidade de um consumo sustentável. Por isso, não abre mão de continuar fabricando seus produtos oxi-biodegradáveis.

Para ser um representante comercial da Libreplast, acesse:

 

Voltar