"> ALIMENTOS QUE PODEM SER PREPARADOS NO MICROONDAS - Libreplast
16 de outubro

ALIMENTOS QUE PODEM SER PREPARADOS NO MICROONDAS

A rotina intensa que a maioria das pessoas possuem, faz com que o tempo para realizar determinadas atividades seja reduzido.

Cozinhar, por exemplo, normalmente fica em segundo plano, devido ao tempo que precisa ser investido para exercer esta função.

Porém, sabendo a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada, é comum as pessoas encontrarem alternativas para conciliar esta necessidade ao seu dia a dia. Uma delas é preparar alimentos no microondas.

A partir disso surgem alguns questionamentos, especialmente em relação à qualidade destes alimentos. Por este motivo, vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre os alimentos preparados no microondas.

 

 

Mitos

 

Um mito muito comum que assustam algumas pessoas, é sobre a radiação do microondas causar câncer. Fique tranquilo, não é verdade. Isso porquê, estas ondas eletromagnéticas não são capazes de danificar os tecidos orgânicos, a ponto de causar mutações.

Assim também, não há alterações químicas nos alimentos ao serem aquecidos no microondas. A função deste eletrodoméstico está relacionada apenas ao aquecimento das moléculas de água, que fazem parte da sua composição.

Os alimentos preparados no microondas em recipientes plásticos, costumam gerar uma certa polêmica. Isso deve-se a teoria que o plástico, ao ser aquecido, libera substâncias que podem desenvolver doenças, como até mesmo o câncer. Mas, como já falamos, isso é um mito. A razão, é que as dioxinas que poderiam ser as causadoras deste problema, não são encontradas no plástico, sendo assim, este produto pode ser usado sem grandes preocupações.

 

 

Verdades

 

O microondas aquece os alimentos de fora para dentro.

Outra informação importante é que metais não esquentam ao serem aquecidos no microondas, por isso é recomendável evitar o seu uso, para não acontecer problemas.

O princípio de aquecimento do microondas é umas das formas mais eficientes de cozinhar algo, especialmente do ponto de vista energético.

É possível aquecer água no microondas, porém é importante tomar cuidado em relação ao tempo, para não superaquecer e causar algum tipo de acidente.

Alimentos como batata, tomates com casca, linguiças e salsichas devem ser furados antes de feitos. Já alimentos como, bacon, pizza, pipoca e vegetais podem ser preparados tranquilamente.

Com todas estas informações, podemos dizer que o uso do microondas traz muitos benefícios para o cotidiano das pessoas.

Entre eles está na diminuição do risco de queimaduras, devido ao fato de não ter contato com o fogo. E também, por conta do menor tempo de preparo, os alimentos mantêm uma quantidade maior de nutrientes. Além disso, em comparação a outros fornos, o tempo e a energia gastos na preparação das receitas, é muito menor.

Por fim, para completar o que falamos no início deste artigo, podemos dizer que o principal benefício está relacionado a praticidade e rapidez no preparo das refeições.

Com base nisso, algumas empresas contribuem para a realização destas funções, incluindo em sua fabricação, produtos que podem ser utilizados diretamente no preparo de alimentos para o microondas. As bobinas plásticas são um exemplo.

Então, se você tem uma rotina muito intensa, saiba que o microondas pode se tornar um grande aliado na hora de preparar as suas refeições.

Aproveite, e saiba mais sobre a linhas de bobinas da Libreplast, com opções especiais para o uso no microondas:

 

 

Voltar