"> ALIMENTOS ENVOLVIDOS EM PLÁSTICO, FAZEM MAL À SAÚDE? - Libreplast
23 de abril

ALIMENTOS ENVOLVIDOS EM PLÁSTICO, FAZEM MAL À SAÚDE?

Não. Em 2010 a Organização Mundial da Saúde (OMS) tratou de desmistificar o assunto. A polêmica surgiu após alguns estudos aponta o Bisfenol A (sustância usada na fabricação de algumas embalagens) como causador de problemas na saúde humana. Mas, a OMS uniu especialistas do mundo todo para esclarecer o tema.

No início da década notícias como “comer em embalagens de plástico causa disfunção erétil e dá câncer” circularam por todo mundo. Tudo se deu por conta da utilização do Bisfenol A (BPA) em produtos como mamadeira, copos, marmitas e outros.

O que alguns teóricos afirmavam que essa substância era transferida para os alimentos, causando problemas de saúde. Será?

 

 

A verdade sobre os alimentos envolvidos em plástico

Para ter uma visão mais concreta da questão a OMS realizou estudos mais amplos. Vários cientistas sentaram para entender se realmente os plásticos compostos de BPA contaminam os alimentos, e levam risco a nossa saúde.

O resultado que esses especialistas chegaram, é que os níveis de BPA que são colocados nos plásticos não oferecem nenhum risco a saúde humana. Outra conclusão se referiu ao uso constante de produtos que tenham essa substância, e que também não indica que no futuro isso traga algum dano aos humanos.

A avaliação da OMS foi endossada por outros órgãos fiscalizadores, tais como:

– A FDA (Food and Drug Administration) agência reguladora norte-americana

– A EFSA (European Food Safety Authority agência reguladora europeia.

Todas apresentaram estudos que não indicam que os plásticos contaminam os alimentos. E que isso só aconteceria se os itens de plástico fossem expostos a altas concentrações do BPA, o que não procede.

 

 

O que diz a Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se orienta pelo relatório da OMS. E recomenda aos fabricantes de plásticos que envolveram alimentos, que utilizem o BPA nos níveis descritos pela organização internacional.

Então, nada de desespero… Pode continuar usando seus utensílios de plástico sem problema. As pesquisas são sempre atualizadas, e a qualquer mudança, estaremos aqui para avisar.

 

Conheça todos os nossos produtos e faça um orçamento!

Voltar